O câncer da próstata é uma das neoplasias malignas mais comuns entre indivíduos do sexo masculino. No ano de 2010 foram diagnosticados nos EUA mais de 190.000 casos novos de câncer da próstata, número muito superior ao verificado para câncer de pulmão, historicamente a neoplasia de maior frequência entre homens. No mesmo período, foram registrados aproximadamente 28.000 óbitos decorrentes do câncer da próstata. No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam para o ano de 2014 a ocorrência de aproximadamente 60.000 casos novos de câncer da próstata e cerca de 14.000 óbitos.
A incidência do câncer de próstata varia de acordo com a faixa etária. Aos 40 anos de idade 1 em cada 500 homens será diagnosticado com câncer de próstata. Aos 70 anos essa taxa se eleva para 1 em cada 9 homens.
Trabalhos demonstraram que o câncer de próstata possui forte componente hereditário. Homens que possuem parente em primeiro grau com câncer de próstata apresentam duas vezes mais risco de desenvolver a doença. Quando dois parentes de primeiro grau têm diagnóstico de câncer de próstata esse risco é cinco vezes maior e quando três parentes em primeiro grau apresentam neoplasia maligna de próstata o risco é 11 vezes mais elevado.